Muito se fala sobre mães narcisistas, mas muito pouco se sabe de fato do que se trata, o que faz uma pessoa ser considerada narcisista vai muito além do que ela representa para alguém, é um transtorno de personalidade que precisa de atenção e que pode trazer grandes prejuízos para as pessoas que convivem com um narcisista.
Para falarmos a respeito das mães que são narcisistas e sobre os prejuízos causados nos familiares em volta bem como o que fazer quando se convive com pessoas assim, precisamos entender a respeito do que é este transtorno e como podemos identificar tais traços.
Você pode ler sobre no último post: https://joanaester.com.br/2024/11/15/o-que-sao-pessoas-narcisistas/
Minha mãe é narcisista, e agora?
Se você leu o post anterior e viu esses sintomas em sua mãe, são grandes as chances de ela ser narcisista, mas isso não seria uma novidade para você que está pesquisando a respeito disso, por mais complicado que isto seja, identificar é o primeiro passo para poder tomar uma atitude em relação a isso na sua vida.
Quando uma mãe é narcisista, esta acaba por criar uma relação em que o filho se torna prisioneiro, pois existe uma certa simbiose que não acabou quando deveria, onde esta mãe projeta nos filhos frustrações, desejos e sentimentos.
Para entender essa relação entre mãe narcisista e filho é necessário entender como se dá o relacionamento usual de mãe e filho. Quando um bebê nasce esse bebê não sabe que é algo separado de sua mãe, os dois estão em uma simbiose saudável, esperada para essa parte do desenvolvimento desta criança.
Aos poucos a criança vai entendo que é um ser separado de sua mãe, isso vai acontecendo por intermédio do olhar dessa mãe, da introdução de outras pessoas a essa criança, por exemplo ele vai passando tempo com o pai, avós, tios e tias e tantas outras pessoas, essa mãe vai deixando de ser tão necessária a essa criança, pois este é o objetivo de um desenvolvimento psicológico saudável.
Para uma mãe narcisista o filho é uma extensão de si mesma e esse sentimento não deixa de existir conforme o tempo vai passando como deveria ser, ela projeta em cima dele todas as suas expectativas, inseguranças, sonhos, frustrações e inseguranças, por isso acaba prendendo esse filho.
O universo de mães narcisistas é bem vasto, existem vários perfis e a forma com que o abuso, projeções acontece varia de acordo com esses perfis que são:
Extravagante/ Extrovertida: esta mãe tende a fazer festas para os filhos, estar presente em eventos públicos em que os filhos estão, em eventos escolares, mas na verdade são pessoas fechadas e frias, que não se importam de fato com os filhos, apenas se importam em demonstrar e serem vistas como pessoas modelo.
Fixada com realização: quer ser reconhecida em público através do filho, por exemplo, aquela mãe que sempre exige do filho o primeiro lugar, que condecorações e prêmios e que seja reconhecida por seus esforços como mãe sejam demonstrados através do filho.
Psicossomática: é a mãe que busca atenção por meio de doenças e dores imaginárias, que por mais que sejam reais sempre vai exagerar seus sintomas.
Viciada: que como o nome já diz é a mãe que buscará atenção do filho por meio de vícios, como em álcool ou outras drogas.
Malvada secreta: esta é parecida com o perfil extravagante, que quando estão fora de casa busca demonstrar que é uma mãe presente e dedicada, mas quando está dentro de casa ou em privado com a família se torna desequilibrada, abusando de forma física e psicológica dos filhos, o que pode confundir muito esses filhos no que é e o que não é o amor.
Emocionalmente Carente: este perfil diz respeito a mãe que vai se tornar totalmente dependente do filho, se dizendo carentes e solitárias exigindo companhia o tempo todo, o que pode prejudicar muito os relacionamentos interpessoais desse filho, pois tem um sentimento de posse, mesmo dizendo a outras pessoas que quer um filho independente.
A mãe narcisista usa muito de manipulação para conseguir o que quer, seja utilizando a sua saúde, dando amor em frente a outras pessoas, ignorando quando se está em casa, dando dinheiro e retirando quando não se faz o que ela quer, dentre outras tantas formas.
Como um grande traço do narcisismo é a inveja, é bem comum que dependendo de como esta mãe vê o filho ou projeta seus conteúdos neste, pode tentar sabotar a alegria dele, a vida amorosa dentre outros aspectos para que depois possa vir a expor isso ao filho.
Se a mãe narcisista possui somente um filho este filho será o alvo de todos os seus sentimentos, bons ou ruins, ela vai projetar tudo o que se passa consigo, mas se essa mãe possui mais de um filho é comum de que ela divida os filhos em seguintes critérios:
Filho dourado/ Preferido: Este filho terá toda a atenção positiva desta mãe, funcionando como um espelho, onde será incentivado para que realize tudo o que deseja, será manipulado para que este faça o que esta mãe quer e para que pratique bullying com o outro irmão sempre que este discorde dela, muitas vezes não percebendo esta manipulação.
O filho dourado pode ser manipulado utilizando a fala de proteção, onde esta mãe o blinda de tudo e de todos para que sempre esteja por perto e dependente de si.
Filho bode expiatório/ Vítima: este será alvo das agressões da família, terá toda a atenção negativa, tudo e qualquer coisa que der errado na vida desta mãe ou todo e qualquer sentimento ruim que esta mãe tiver terá o filho bode expiatório como culpado. Sempre vai ser comparado ao filho dourado, dando ênfase para tudo aquilo que não é e que o filho dourado faz sem esforços aos seus olhos.
É importante lembrar de que dentro de uma família com dinâmica narcisista todos os filhos sofrem, pois uma das formas de controlar é criar intrigas entre os irmãos, uma tentativa de separar para controlar. Todos tem um peso muito grande imposto por esta mãe, ela usa de manipulação em todos para que tudo esteja sob seu controle e continue assim até onde ela desejar.
Mesmo que esses filhos quando maiores tente se desvencilhar, ela sempre encontra uma forma de voltar a abusar e a manipular estes filhos quando percebe que está perdendo seu poder, podendo até mesmo tentar utilizar dos netos e cônjuges dos filhos para isso.
Se essas pessoas não amam seus filhos ou não ligam para suas emoções, por que elas tem filhos? Existem várias explicações, mas na maioria das vezes essas pessoas os têm buscando alguma vantagem para si, para manter um relacionamento, para conseguir manipular o parceiro através dos filhos, sair de um lar abusivo ou até mesmo para ter alguém que seja dependente e que não tenha escolha a não ser fazer suas vontades.
Uma pessoa que possui Transtorno de Personalidade Narcisista muito dificilmente vai mudar ou parar de ter tais comportamentos, a não ser que busque ajuda psicológica e como dito acima eles só buscam por outros motivos, por isso se você for filho de uma mãe narcisista não crie expectativas em uma mudança de comportamento de sua mãe, aprenda a lidar com os prejuízos, os quais vamos falar a baixo.
Prejuízos na vida de filhos de mães narcisistas
Um dos fatores primordiais para se desenvolver transtornos mentais e complexos é o ambiental, onde vivemos e com quem convivemos tem uma interferência direta em nosso desenvolvimento, se o ambiente em que vivemos é abusivo as chances de se ter prejuízos em nossa saúde mental é grande.
Uma pessoa que vem de um lar com dinâmica narcisista pode desenvolver problemas com sua autoestima, ter uma autoestima muito frágil ou exacerbada dependendo de qual papel desempenha dentro desta família e quando essa pessoa começa a ter contato com o mundo exterior isso pode prejudicar muito seus relacionamentos.
Por possuir uma baixa autoestima, ter dificuldade em reconhecer seus erros e ter um sentimento muito grande de responsabilidade pelos sentimentos da mãe, faz com que tenha dificuldade em impor limites e acabe passando por cima do que realmente quer e pode, isso faz com que essa pessoa tenha mais facilidade em se envolver em relacionamentos abusivos, e por desenvolver um grande medo de abandono, de não ser bom o suficiente e de ter um sentimento de culpa muito grande acaba por permanecer dentro destes relacionamentos.
Quem foi criado em um lar narcisista acaba por normalizar seu sofrimento e achar que isso é algo normal ou que não é tão ruim quanto realmente é, acaba por recorrer a obsessões com comida, drogas, se automedicar para poder lidar com isso e para lidar com a pressão de não ser tão bom quanto a mãe narcisista que essa pessoa seja.
Levando tudo isso em consideração, muitos dos filhos de pessoas narcisistas podem desenvolver Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno De Estresse Pós – Traumático, Depressão entre outros transtornos mentais.
O que fazer a respeito?
Se você leu este post e se identificou, é importante buscar ajuda especializada, fazer psicoterapia para lidar com os prejuízos que acabou desenvolvendo ao longo da sua vida, é um processo longo e um tanto quanto difícil, mas extremamente válido para se entender e entender o porque de muita coisa.
Somente quem tem uma mãe ou pai narcisista sabe o quão difícil é sair desse ciclo de abusos, e o quão difícil é parar de conviver com pessoas com esse perfil, por isso a importância da psicoterapia para aprender a reconhecer esses traços e padrões, bem como entender que você não é o culpado por sua mãe ser desse jeito e que você não pode salvá-la ou mudá-la, mas que você pode mudar e sair dessa situação da melhor forma possível.
Referências:
https://app.periodikos.com.br/article/63bc09c2a95395316f491f13/pdf/dialogosplurais-3-3-11.pdf
Deixe um comentário